Alimento Orgânico Não é Lixo!

Alimento Orgânico Não é Lixo!

Você já parou para pensar sobre o processo de produção de um alimento na agricultura orgânica? Já encontrou em final de feiras livres inúmeros "restos" de alimentos jogados no chão, indo para o lixo? E qual é a relação dessas duas perguntas?

Na agricultura orgânica tudo é feito com muita dedicação, com muito carinho, porém tudo é muito frágil. Uma geada repentina, um simples ataque de formigas, uma mudança de clima, podem simplesmente acabar com toda plantação.

Quando chegamos na feira e nos deparamos com uma banca cheia de folhagens, legumes, frutas etc, encontramos ali não só o alimento, mas um trabalho de muita dedicação a oferecer a população um alimento com saúde, cultivado de forma limpa e natural, assim como deve ser.

E talvez, será que estamos preparados para receber esse alimento, assim tão perfeito e imperfeito?

Alimentos tão perfeitos em nutrição, em forma de plantio e colheita, porém o que em muitos casos acontecem é esse produto estar "fora do padrão", ou pequenos demais, ou tortinhos, ou grandes demais, ou machucadinhos. E em muitos casos acabam sendo descartados, pois ninguém quer levá-los para casa.

Mas final essas imperfeições causam danos a nossa saúde se consumirmos? Não! Definitivamente não. Para nossa saúde essas imperfeições não causam mal algum, mas quando deixamos esse alimento ali, para ser descartado causamos um mal enorme para a família agricultora, que fez tudo com muito carinho e terá seu trabalho descartado. Causamos mal para o meio ambiente que recebe um "lixo" a mais e para o solo onde esse alimento foi plantado e colhido.

Definitivamente alimento não é lixo e devemos nos conscientizar sobre esse tema. Existem inúmeras formas de utilizamos um alimento por inteiro, seja ele uma laranja, uma hortaliça ou um vegetal.

Aqui na Crilancha nossos biscoitos são produzidos pensando na agricultura orgânica consciente, um movimento chamado Upclycled, ou seja, todo insumo vindo da agricultura familiar orgânica é um reaproveitamento, pois o alimento seria descartado. Nós reaproveitamos tudo que está em bom estado para a alimentação humana, dando assim um destino para o que seria descartado e gerando renda para o agricultor, minimizando sua perda.

Pensando nessa filosofia, trazemos para vocês uma referência da Favela Orgânica, que mostra várias opções de comidas feitas com alimentos que seriam descartados.

https://favelaorganica.com.br/pt/

Repensar a nossa forma de consumo. Vamos juntos?

Quer aproveitar e cooperar com esses agricultores orgânicos? Venha com a gente para o mundo Crilancha. Aqui você lancha, aprende e coopera.

Voltar para o blog