De onde vem a cebola?

De onde vem a cebola?

Você já parou para pensar sobre o assunto? Afinal de onde vem a cebola? Ela é fácil de se plantar? Ela se adapta a todas as estações? Ela dá em abundancia o ano inteiro?

É comum chegarmos na feira livre, no supermercado e mercearias e encontrarmos o alimento in natura ali o ano inteiro e dificilmente nos questionarmos sobre: Afinal, esse alimento é colhido o ano inteiro pelo produtor?

Em muitos casos a resposta é não. O clima, as estações, fazem com que haja o que chamamos de sazonalidade, ou seja, frutas, legumes e hortaliças que são naturais daquela estação. Para a plantação de orgânico é fundamental que essa sazonalidade seja entendida bem afundo.

No caso da cebola, é comum encontrarmos durante todo o ano no mercado, inclusive no de orgânico. Porém ela não é produzida durante todo o ano.

Para ter melhor esclarecimento sobre o assunto, fomos atrás do nosso fornecedor de cebola, o Vanderlei para tirar essa dúvida.

Vanderlei planta cebola há anos, sua propriedade é toda orgânica certificada. Na região de Santa Maria de Jetibá/ES, onde sua propriedade está localizada, ele faz o pré-preparo das mudas nas estufas, e apenas em junho ele faz o plantio e em novembro ele faz a colheira. Fora esse periodo ele não tem nem plantio nem colheita de cebolas. E como ele consegue fornecer cebola em sua banca na feira o ano todo? Se a colheita for boa, ele terá cebolas para o ano todo. Isso porque ele colhe em novembro, e estoca em cameras frias preparadas para a armazenagem.

Alimento orgânico é cultivado respeitando o solo, a estação e a gente! Um ciclo de amor.

Você sabia que nos biscoitos da Crilancha possuem cebola orgânica? Isso mesmo. Cebolas lindas, saudáveis e gostosa.

Voltar para o blog